Um dia e uma noite tem vinte e quatro horas, que são iguais para todos os que nela habitam. A diferença reside no que cada um faz do tempo de que dispõe.Muitos o aproveitam da melhor forma possível e outros, ao contrário, simplesmente o desperdiçam,
Interessante notar que os mais ocupados são, em geral, os que mais conseguem realizar tarefas adicionais que lhes são solicitadas. Mesmo que estejam com a agenda completa, com disciplina e boa vontade sempre conseguem encaixar e acrescentar algo a mais, e se aceitam, sem nenhuma dúvida, cumprirão o compromisso extra, a tempo e a hora.
Já aquelas pessoas que dispõem de bastante tempo, e não estão tão ocupados, em geral, apresentam desculpas de variadíssima ordem para declinar do convite e não realizar a tarefa extra que lhes foi proposta.
A vontade e a disciplina são fatores fundamentais para o bom uso do tempo. Com a utilização do bom senso que ajuda as nossas escolhas.
No livro O problema do ser, do destino e da dor, Leon Deni nos esclareceA vontade é a maior de todas as potências; é, em sua ação, comparável ao imã. A vontade de viver, de desenvolver em nós a vida, atrai-nos novos recursos vitais; tal é o segredo da lei de evolução . como diz aquele ditado popular “querer é poder”
Por outro lado, muitos de nós o matamos o tempo em futilidades, com fofocas, calúnias e maledicências, semeando infelicidade nas alheias vidas e para si mesmo.
E ainda tem os que priorizam os bens materiais, aferrando se na ideia de que Tempo é dinheiro.
No entanto, muito mais que dinheiro, tempo é oportunidade como muito bem apontado no livro para uso diário, pelo Espírito Joanes psico de Raul Teixeira Com calma você entenderá cada ocorrência à sua volta e cada pessoa em seu caminho.
Tempo é oportunidade! E que baita oportunidade!
Oportunidade de aprendizado; de correção de erros, males e equívocos de passado recente ou remoto, ainda que de modo parcial; de aperfeiçoamento pessoal, intelectual e moral; de crescimento através do trabalho; de conhecimento que pode ser obtido nos campos das ciências, da filosofia, das artes, das letras; de ampliação do conhecimento de si mesmo que é o meio mais prático e mais eficaz de melhorar nesta vida e resistir ao mal., que é a chave do progresso individual (questão 919 de O Livro dos Espíritos); da reforma íntima, para melhor; da mudança de postura e de compostura, para citar apenas algumas poucas hipóteses que o bom uso do tempo pode nos proporcionar.
Sobre a oportunidade de trabalho no mesmo livro citado recomenda o espirito Joanes.
Faça do melhor modo o seu trabalho. Esteja certo de que, se trabalha mal, se empresta má vontade àquilo que faz, embora possa causar transtornos aos outros, a si mesmo é que estará prejudicando.
Ainda quando você não receba as considerações e reconhecimento como gostaria, na Terra, pense na oportunidade que lhe está oferecendo o Pai da Criação. Ao seu tempo tudo melhorará.
Não se perca, evitando perturbar-se em sua atividade profissional. Antes, aprimore-se. Faça tudo com carinho e rigor para que a sua estada no mundo seja de muito proveito para o seu grande futuro.
A sua vida pode tornar-se um estuário de felicidade, num campo de alegria, evadindo-se das cadeias do remorso, do pessimismo, do egoísmo, do mal, enfim, para que a sua travessia humana seja um hino de ventura para o seu encontro com Deus por meio do seu semelhante [Para uso Diário”
Vejam que o emprego do tempo de modo adequado, equilibrado e positivo, com análise e observação atentas e, ainda, com leitura e estudo crescentes e permanentes, pode resultar em significativo avanço moral.
E quando não utilizamos bem esse tempo quem perde somos nós, porque ele não volta
A Lei Divina determina, em Sua Sabedoria, que todo excesso merece escassez e todo abuso exigirá restrições, porque em questão de tempo também cada um recebe exatamente o que semeia.
Este o motivo pelo qual alguns que aprendemos o valor do tempo e desejamos muito realizar, na atualidade, percebemos que não dispomos de todo o tempo que desejaríamos para tal, esforçando-nos para agir sem perder a chance dourada dos minutos que passam com rapidez.
Pode nos ajudar a conseguir sermos pessoas de Bem, voltadas para o Bem e para a sua prática, úteis onde quer que nos encontremos, bem dispostas a cumprir a parte que nos compete, com zelo, com empenho, com competência, com qualidade e com amor
Tornando-nos melhores, será mais fácil enxergar no próximo um irmão e fazer a ele somente o que gostaríamos que ele nos fizesse, com o que estaremos colocando em prática o ensinamento máximo de Jesus
Falar da parábola do semeador.
Bibliografia caminho verdade e vida , espirito Emmanuel , Chico Xavier
Revista Espirita

